Share

 

A inauguração do imponente Elbphilharmonie,

às margens do Rio Elba, ocorre em janeiro de 2017

Fachada do Elbphilharmonie e interior da Grand Hall 

 

Uma das cidades alemãs que mais atraem visitantes brasileiros e reconhecida mundialmente por seu lifestyle único, Hamburgo se prepara para ganhar mais uma atração. A informação é da diretora para a América do Sul do DZT – Centro de Turismo Alemão, Margaret Grantham. A cidade, localizada às margens do Elba, irá inaugurar, no distrito de Hafen City, em 11 e 12 de janeiro de 2017, mais um complexo cultural: o imponente Elbphilharmonie Hamburgo.

Projetado pelos arquitetos do escritório suíço Herzog & de Meuron, o edifício com fachada de vidro assemelha-se a um dos gigantescos navios que navegam diariamente pelas águas geladas do Mar do Norte e foi erguido sobre um armazém histórico. Apoiado por 1.700 estacas de concreto armado, abriga três salas de concerto, um hotel, 45 apartamentos particulares e a Plaza, área de visualização pública com vista de 360°.

O destaque do projeto é a sala principal de concertos, a Grand Hall, isolada do resto do edifício por razões de sonorização. Situada a uma altura de 50 metros acima do nível do solo e em uma localização privilegiada no histórico porto de Hamburgo, tem capacidade para 2.100 pessoas e acolhe um potente órgão alemão, cuja sonoridade é particularmente ideal para obras do século 19, bem como atende os requisitos da música contemporânea. Em termos de visualização das futuras atrações do espaço – estão previstos cerca de 650 concertos anuais –, todos os assentos da plateia foram distribuídos ao redor do palco (em todos os lados), lembrando, nessa disposição, a um terraço de cultivo de uvas. Seja qual for a poltrona ocupada, tem-se uma visão panorâmica do palco e excelente experiência de audição de todos os lugares.

Em sua concepção, o Grand Hall lembra uma elegante mescla de referências consagradas no cenário erudito internacional: a Philharmonie de Berlim e o Teatro Alla Scala, de Milão. Por essas e outras, o Elbphilharmonie Hamburgo vem sendo apontado, desde já, como um marco arquitetônico, representando a simbiose perfeita entre arquitetura e música. Para exemplificar a expectativa que se tem em relação à inauguração, cerca de 180.000 pessoas de todos os cantos do globo já entraram no sorteio para ganhar dois dos 1.000 ingressos para os concertos de abertura.

Após a inauguração o espaço receberá, durante três semanas, as 15 melhores orquestras do mundo. Entre elas, Sinfônica de Chicago e a Filarmônica de Viena. Ainda em janeiro, dia 24, o violoncelista Yo-Yo Ma se apresentará ao lado da pianista Kathryn Stott. No repertório, sonatas de Bach, Shostakovich e Debussy. Ao todo, a sala de concertos irá acolher mais de 300 eventos no primeiro semestre de 2017.

NEWSLETTER
Assine e fique por dentro das últimas notícias

Publicidade

Publicidade